Em um financiamento, quanto da renda é possível comprometer?
Cada banco tem seu critério e esse percentual varia de 30 ou 35% da renda bruta ou líquida. Mas, independentemente do que o banco aceite como comprometimento da renda, o fato é que a parcela do financiamento tem que caber no seu orçamento.
Como que é feita essa conta? A primeira prestação do seu financiamento é a referência tomada pelo banco e que não pode ultrapassar esse percentual de 30, 35%.
O especialista Marcelo Prata, fundador dos sites Canal do Crédito e Resale.com.br, dá a seguinte sugestão, “que você tente fazer com que essa primeira prestação seja muito parecida ou próxima do que você já paga de aluguel, dessa forma, você garante que consegue pagar essas prestações mês a mês e que não vai ter problema no futuro de ficar inadimplente e correr o risco de perder esse imóvel.”
Mas como fazer para essa prestação ficar menor no seu bolso?
São duas as opções, diminuir a expectativa ou o padrão do imóvel que se está comprando, ou então juntar um pouco mais de dinheiro para oferecer uma entrada maior.
As vezes é melhor fazer um esforço agora e garantir a continuidade do pagamento em dia do que correr o risco de perder o imóvel la na frente.